quarta-feira, 5 de maio de 2010

Conselheiros debatem Minuta do Regimento Interno e criação do Fundo Municipal de Cultura










A medida que os conselheiros municipais de cultura se reúnem, pontos importantes no âmbito da cultura do município avançam. Tanto que na próxima segunda-feira às 18 horas e 30 minutos, no Palácio da Cultura, será realizado uma mesa redonda cujo objetivo é dirimir dúvidas sobre alguns pontos do projeto do Regimento Interno e da criação do Fundo Municipal de Cultura.

Sobre o Fundo Municipal de Cultura, alguns conselheiros desejam seguir o modelo criado pelo Conselho Municipal de Curitiba, enquanto outros conselheiros desejam obter maiores informações sobre o Fundecam – Fundo de Desenvolvimento de Campos, para então viabilizar a criação do Fundo de Cultura, e de que forma será a participação do município.

Entre os principais pontos discutidos e debatidos na reunião de ontem foram a inclusão de itens como a publicação de livros científicos, que tenham como tema o levantamento arqueológico e histórico de assuntos ligados ao município.

O Secretário Municipal de Cultura e presidente do Conselho, professor Orávio de Campos Soares, informou que o conselho é paritário, e o colegiado é democrático, tanto que todos os assuntos são muito bem debatidos. Ele disse ainda que “o Conselho Municipal de Cultura, está para consolidar a lei que garantirá aos artistas, muitos dos seus projetos artisticos, mas também um novo modelo de gestão em que o Conselho terá plenos poderes sobre os movimentos culturais da cidade”.