terça-feira, 6 de abril de 2010

Conselho estuda criação do fundo municipal de cultura


Presidida pelo Secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, a primeira reunião do Conselho Municipal de Cultura realizada uma semana depois de sua posse, ocorreu ontem (segunda, 05) no Teatro de Bolso Procópio Ferreira e contou com bom número de conselheiros, que debateram, entre outros assuntos, sobre o Regimento Interno e a criação do Fundo Municipal de Cultura.

Sobre o Fundo, os conselheiros presentes resolveram criar uma comissão para estudar e criar o seu regulamento, a ser submetido à aprovação da Prefeita Rosinha Garotinhbo, e que irá gerir os projetos culturais do município. Os conselheiros escolhidos que farão parte dessa comissão foram Dalton Freire, Antonio Roberto de Gois Cavalcanti, Wilson Renato Heidenfelder Carvalho Júnior e Maurício de Moura Caldas Xexéo.

Além desse estudo sobre o Fundo Municipal de Cultura, os conselheiros deverão apresentar na próxima reunião, a ser realizada no dia 19 de abril, às 18 horas, no Palácio da Cultura, um projeto de pautas a serem debatidas durante o transcorrer desse ano, ressaltando os pontos prioritários e secundários de cada uma das suas áreas, a saber, música, cinema, literatura, teatro, cultura popular, artes visuais, dança, patrimônio histórico, etc.

O Secretário de Cultura reiterou a participação dos conselheiros, concitando-os a trabalharem em pról da cultura da sociedade. Marcou, no Regimento Interno, a próxima II Conferência Municipal de Cultura, para o mês de setembro de 2011, ocasião em que serão confirmados (ou não) as entidades participantes do Conselho.